Friday, February 23, 2007

Vestigios de uma paisagem natural, na Serra Pedrosa (Évora)

A Serra Pedrosa, ocupada durante o Neolítico e a II idade do Ferro, alberga também um pequeno núcleo de arte rupestre, na vertente sul, composto por três círculos, gravados num destacado afloramento de gneiss.

Este sítio, bem como os restantes onde foram identificados temas semelhantes, no concelho de Évora , o Alto de S. Bento e o Porro, encontram-se em pontos especiais da paisagem "megalítica" natural.

Estes três sítios, que pontuam, de forma muito evidente, os horizontes dos arredores de Évora, sofreram grandes "amputações" paisagísticas e arqueológicas ao longo dos tempos.

Na Serra Pedrosa, foi o plantio desregrado de eucaliptos que parece ter destruído por completo, ou quase, as estratigrafias arqueológicas, e que causou certamente irreparáveis danos na paisagem.

Contudo, aqui e ali, ainda podemos contemplar uma parte da beleza natural que, noutros tempos, terá certamente contribuído para fazer deste sítio uma referencia paisagística de primeira linha.

Gema Links:
Serra Pedrosa:
Paisagens Antigas, Sangue Novo: Link 1, Link 2


Mancha de destruição, na paisagem natural da Serra Pedrosa, causada pelo plantio do eucalipto


O afloramento de Gneiss, onde se localiza o nucleo de arte rupestre da Serra Pedrosa, com três circulos gravados na rocha


Um "circulo" natural, no mesmo afloramento onde se encontram gravados os motivos de arte rupestre


Pedras grandes e horizontes vastos, uma combinação perfeita


Um "altar" natural

Megalitismo natural: "the hidden faces of stones"...


No comments: