A acrescentar aos vestígios de arte rupestre recentemente identificados no povoado neolítico do Alto de S. Bento (Évora), foi agora descoberto um novo elemento: trata-se de um círculo gravado no batólito, na vertente sudeste do cabeço.
Este motivo tem paralelos, nos arredores de Évora, apenas na encosta sul do povoado da Serra Pedrosa e no grande afloramento granítico do povoado do Porro, estando completamente ausente, na região, se exceptuarmos o caso particular do Complexo Rupestre do Alqueva.
Na verdade, os círculos são um dos tema centrais no Alqueva, embora, neste caso, quase sempre organizados em composições mais complexas que incluem os círculos concêntricos e associações com outros motivos; trata-se de um tema atribuível genericamente ao Neolítico/Calcolítico.Gema Links:
Alto S. Bento: Megalithic Settlements: Link 1, Link 2, Link 3, Link 4
Porro: Megalithic Settlements: Link 1, Link 2, Link 3
Serra Pedrosa: Paisagens Antigas, Sangue Novo: Link 1, Link 2
Afloramentos de granito, na vertente sul do povoado. É nesta zona que se têm vindo a registar a maior concentração de vestígios mais antigos (Neolítico Antigo)
5 comments:
Mário, qualquer dia tens que ir ver com atenção o podium do Templo.
Não sei porquê, mas uma das fotos que colocaste recordou-me uma imagem muito semelhante numa das pedras que o compôem...
posso estar enganado, mas já é motivo para eu ir olhar para aquilo com outros olhos...
Ok, quando quiseres vamos lá os dois.
Não voltamos de lá, sem pelo menos umas boas fotografias das paisagens a
Oeste de Évora.
Está feito...e ao fim da tarde, bebemos a bela da cerveja para complementar a paisagem do entardecer...
Abraços
É mesmo isso!
Fico á espera dessa opurtinidade então.
Abraços
Post a Comment