Prospecção na zona de Vale de Besteiros (Évora)
18.02.06
Menir e povoado de Vale de Besteiros: Junto ao primeiro menir identificado a Sul do Tejo, publicado por Gabriel Pereira, em 1880. http://www.crookscape.org/tesemc/Vol1.pdf , p.46-48
18.02.06
Menir e povoado de Vale de Besteiros: Junto ao primeiro menir identificado a Sul do Tejo, publicado por Gabriel Pereira, em 1880. http://www.crookscape.org
O povoado, ocupando o topo do cabeço granítico, adjacente ao menir, tinha sido registado em 2001, embora, nessa altura, os artefactos observados não tivessem permitido uma clara atribuição cronológica e o sítio tenha sido classificado apenas como Neolítico/Calcolítico.
Novas prospecções no local permitiram agora, com melhores condições de visibilidade do solo, atribuir o povoado ao Neolítico antigo (cerâmica impressa), com aparente continuidade até ao Neolítico final (cerâmica lisa, bordos simples e mamilos).
A paisagem, reforçada pela presença de enormes afloramentos e diversos abrigos naturais, coloca-o entre os mais interessantes povoados megalíticos de Évora.
Trata-se, por outro lado, de um sítio facilmente acessível (localiza-se no lado oposto à capela de S. Bento de Pomares, em relação à estrada Torre de Coelheiros-Viana).
Manuel Calado
Mário Carvalho
No comments:
Post a Comment