Wednesday, February 21, 2007

Eles andam aí!

Prospecção na zona de Vale de Besteiros (Évora)
18.02.06


Menir e povoado de Vale de Besteiros: Junto ao primeiro menir identificado a Sul do Tejo, publicado por Gabriel Pereira, em 1880. http://www.crookscape.org/tesemc/Vol1.pdf , p.46-48


O povoado, ocupando o topo do cabeço granítico, adjacente ao menir, tinha sido registado em 2001, embora, nessa altura, os artefactos observados não tivessem permitido uma clara atribuição cronológica e o sítio tenha sido classificado apenas como Neolítico/Calcolítico.
Novas prospecções no local permitiram agora, com melhores condições de visibilidade do solo, atribuir o povoado ao Neolítico antigo (cerâmica impressa), com aparente continuidade até ao Neolítico final (cerâmica lisa, bordos simples e mamilos).
A paisagem, reforçada pela presença de enormes afloramentos e diversos abrigos naturais, coloca-o entre os mais interessantes povoados megalíticos de Évora.
Trata-se, por outro lado, de um sítio facilmente acessível (localiza-se no lado oposto à capela de S. Bento de Pomares, em relação à estrada Torre de Coelheiros-Viana).


Manuel Calado
Mário Carvalho



O menir de Vale de Besteiros



O Povoado Megalítico de Vale de Besteiros



Conjunto de materiais recolhidos. Promenor do fragmento de cerâmica com decoração impressa



Um dos abrigos naturais



The hidden faces of stones...


Uma "pia" natural, nas imediações do povoado, junto á qual se registaram várias covinhas, gravadas em pequenos afloramentos de granito


No comments: