Prospecção nos arredores da Herdade da Mitra (Évora)
01.02.2007
Nos arredores da Herdade da Mitra localiza-se um conjunto de meia dúzia de pequenas sepulturas (designadas frequentemente como protomegalíticas), publicadas pelo casal alemão Georg e Vera Leisner, nos anos cinquenta do sec. XX. Nas prospecções, bastante pontuais, feitas em 2003, no âmbito da revisão do PDM de Évora, tinha sido acrescentada uma mamoa inédita.
Note-se que este tipo de monumentos, geralmente menos visíveis que as antas, escapou, de uma forma notória, aos levantamentos dos Leisner, pelo que este conjunto (Álamo) assume, na obra dos investigadores alemães, um carácter algo invulgar.
Dando agora continuidade à prospecção dessa área, foi localizada uma nova mamoa e duas sepulturas, uma das quais relativamente bem conservada, para além de um povoado do Neolítico final (com cerâmica manual, incluindo carenas, e duas mós), uma pedra com covinhas e vários achados avulsos pré-históricos (cerâmica manual).
Trata-se de uma paisagem particularmente densa, em termos de evidências pré-históricas, com uma relação privilegiada com a área de influência da Anta Grande do Zambujeiro.
Manuel Calado
Mário Carvalho
Wednesday, February 7, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment