Monday, January 29, 2007

"Roteiro Megalítico" 1 - Museu Arqueológico de Almeria

A propósito de um "roteiro megalítico", em que tive a oportunidade de participar (obrigado, aos "Ruis", Mataloto e Boaventura), no Verão de 2006, e que teve como objectivo supremo a visita a Los Millares, e ao Museu de Almeria, onde se encontra a maioria do espólio relativo ao sítio...
Links: Museu de Almeria , Los Millares.

Los Millares

Este poderoso centro da cultura calcolitica na Península Ibérica, e o enorme complexo defensivo que ostenta (composto por extensas linhas de muralha, fossos e fortins envolventes), bem como uma vasta necrópole, com centenas de Tholoe, é sem duvida um marco no imaginário de qualquer amante do "mundo megalítico" peninsular.

Los Millares e o seu centro interpretativo adjacente, cujas imagens darei a conhecer noutro post, são sem duvida merecedores do esforço de atravessar meia península ibérica para os visitar. Contudo, para uma melhor compreensão deste enorme povoado e do seu vasto conjunto artefactual, aconselho a ida ao centro interpretativo do Museu de Almeria, antes da visita ao sitio arqueológico.


O Museu Arqueológico de Almeria desenvolve-se ao longo de quatro andares, dedicados a diferentes cronologias, e que envolvem o modelo de um corte estratigráfico com 15 metros de altura, que representa a ocupação humana na região, desde a sua génese (R\C) até aos dias de hoje (4º andar).


Réplica do espaço funerário megalítico: o interior de um Tholoi



Conjuntos artefactuais relativos a Los Millares



Crânio trepanado de um habitante calcolitico de Los Millares, que aparentemente sobreviveu ao processo "cirúrgico"

Este museu (com entrada gratuita) é no mínimo fabuloso, e proporciona a qualquer visitante uma viagem ao quotidiano calcolitico, em Los Millares. As breves imagens que aqui apresento apenas ilustram uma fracção ínfima, daquilo que a sua visita oferece. Com várias exposições permanentes, a visita ao Museu Arqueológico de Almeria é indispensavel, para uma melhor compreensão da realidade materializada em Los Millares.

No comments: