Sunday, January 28, 2007

"Arte Rupestre Contemporânea" no Castelo do Giraldo (Évora)


Estas imagens ilustram um interessante exemplo de arte rupestre contemporânea, que parece ter ido beber influências em simbologias com significados ancestrais, na região. Estas gravuras podem ser observadas num afloramento de granito, situado no centro de um povoado de importância transversal na pré e proto-história local, o Castelo do Giraldo.

O sitio, recebeu o nome devido ao facto de aqui também se ter implantado uma atalaia medieval, que segundo a lenda, terá sido a base onde se instalou "Giraldo-sem-Pavor" e o seu bando, antes de tomarem a cidade Évora aos Mouros.

Estas representações, de cronologia aparentemente tardia, trazem-nos á memória simbolos com significados antigos. O sitio arqueológico encontra-se extremamente enraizado nas lendas e contos populares locais, pelo que a par destes, as gravuras podem representar a importância ancestral atribuida ao sitio e aos seus possíveis simbolos e significados.

Com acessos facilitados e uma espantosa vista sobre a cidade de Évora, o Castelo do Giraldo e as gravuras convidam á visita.



Motivos recorrentes na arte rupestre local.




1 comment:

Manuel Calado said...

Visitei a inscrição observada pelo Mário e verifiquei que se trata, efectivamente, do símbolo hindu AUM (ou Om).
Foi certamente desenhado muito recentemente, uma vez que muitas visitas que fiz ao sítio e apesar de estar num local muito visível, nunca dei por ele.
O símbolo é usado, no ocidente, em contextos "New Age" (ou análogos)e deve ser essa a origem do presente exemplar.
Não deixa de ser curiosa a semelhança com a iconografia dos menires alentejanos, embora o crescente lunar seja um símbolo muito recorrente, em distintas culturas e latitudes.

Veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Om