Pukara de Lasana
Pukara de Quitor
Oásis de São Pedro de Atacama
[1] Digo sobretudo, porque existe uma cultura com o mesmo nome na região Centro-Sul do Peru com o mesmo nome, cultura essa que data do século III a.C.
Oásis de São Pedro de Atacama
A poucos dias da minha partida para o Chile vem-me à memória a imagem dos pukaras que vi o ano passado no deserto de Atacama. O termo pukara significa forte o fortificação em quechua, e estão relacionados sobretudo[1] com povoados fortificados que surgem em finais do século XI da nossa era, fruto da desagregação do império Tiwanaku nos Andes e do consequente aparecimento de poderes locais independentes e que persistem com remodelações durante o império inca a partir do século XIII-XIV . Os pukaras incas entenderam-se desde o Ecuador ao Norte do Chile, ocupando excelentes locais, com boas defesas naturais e boa visibilidade do meio. No deserto do Chile os povoadores para além das anteriores preocupações defensivas viram-se obrigados a incluir outro factor – o do aceso e proximidade a cursos de água; raros neste deserto andino. Os pukaras do deserto estão espalhados desde Arica, na fronteira com o Peru, ao Sul de Antofagasta (III região), construídos para travar a expansão aymara. Estas fortificações apresentam uma arquitectura semelhante à dos nossos castros, com ruas estreitas, casas de planta rectangular e circular cobertas com barro ou colmo, defendidas por uma ou duas linhas de muralhas e com torres adossadas. As pedras não eram trabalhadas e encaixadas umas nas outras, tal como se conhece no estilo inca, mas sim colocadas e possivelmente argamassasadas rudimentarmente, ao estilo dos povoados fortificados calcolíticos, os murros apresentam ainda algumas saliências para seteiras, e a construção é organizada por plataformas em escada (tipo courelas). Não tinham uma dimensão considerável, alguns povoados ocupariam dois hectares outros podiam chegar a atingir quatro comportando um valor estimado de trezentos habitantes. Os pukaras mais conhecidos desta cultura atacamenha são: o de Quitor, no (São Pedro de Atacama); o de Lasana (Calama) e o de Turi (Calama).
Para mais informações ver Museu Precolombino de Santiago: http://www.precolombino.cl/
[1] Digo sobretudo, porque existe uma cultura com o mesmo nome na região Centro-Sul do Peru com o mesmo nome, cultura essa que data do século III a.C.
No comments:
Post a Comment