No total foram registados 6 novos sítios romanos, 1 povoado pré histórico, 2 possíveis sepulturas proto megalíticas, cerca de centena e meia de covinhas distribuídas por mais de 20 blocos diferentes de xisto e granito, e ainda cerca de uma dezena de achados dispersos ou avulsos, pré ou proto históricos, que podem, em alguns dos casos, representar espaços de ocupação, pouco evidentes à superfície.
Localização do povoado pré histórico do Pinheiro (C.M.P. 125.000, folha nº 449). Apesar da fraca legibilidade do terreno, foi possível registar alguns percutores, um movente de mó manual, um fragmento de cerâmica manual, seixos de quartzito e algumas lascas de material silicioso. O sitio implanta-se num relevo suave, encostado à margem direita da ribeira de S.Bento. A azul está assinalada uma das áreas onde foi possível identificar uma mancha quase continua de covinhas, isoladas ou em pequenos conjuntos, que se encontram gravadas um pouco por todos os afloramentos e blocos soltos, pequenos e grandes, destacados e "escondidos".
A mamoa das Casas, identificada por Leonor Rocha e Rui Mataloto. Localiza-se na envolvente imediata do povoado do Pinheiro.
Alguns dos blocos e afloramentos onde foram registadas numerosas covinhas, nas proximidades do povoado do Pinheiro.
Blocos e afloramentos com covinhas
Marco de propriedade, reutilizando um possível esteio
Uma das "curvas" do Lucefécite, onde, apesar das abundantes escarpas rochosas, apenas foi identificado um bloco com covinhas. Este situa-se na margem direita da ribeira, junto a uma "portela" entre escarpas, onde a ribeira inflecte para Sul.Blocos e afloramentos com covinhas
Marco de propriedade, reutilizando um possível esteio
Tradicionais poses de vitória
Paisagens
Paisagens
No comments:
Post a Comment