Sunday, May 27, 2007

Nova sepultura proto megalitica junto ao Moinho do Cavaterra (Valverde, Évora)

Uma breve visita, efectuada ao povoado de Neolítico Antigo\Médio do Moinho do Cavaterra 4 (Évora), permitiu a identificação de uma possível sepultura proto megalítica, já bastante destruída, situada escassas centenas de metros a Sudeste do povoado.

Foram observados três possíveis esteios, cravados num suave micro relevo, onde outros pequenos blocos, bastante "suspeitos", estão amontoados. Registou-se também a presença de uma mancha dispersa de pequenas pedras (quartzo, granito, gnaiss), que poderá corresponder a vestígios de uma eventual mamoa.

O monumento encontra um largo numero de semelhantes nesta zona do concelho de Évora, sendo conhecidas cerca de uma dezena de sepulturas proto megaliticas, só nos arredores de Valverde.

O passeio que se seguiu, nas margens da ribeira de Valverde, embora menos arqueológico, permitiu "aprisionar" em JPG alguns aspectos da actual paisagem natural, bem como casos flagrantes de desrespeito pela fauna e flora locais.

Importa denunciar a identificação de várias armadilhas, distribuídas ao longo das margens da ribeira, e que se destinam a capturar, ilegalmente, ouriços, raposas, furões ou "saca-rabos". Das dezenas que foram identificadas, nenhuma foi deixada aberta e com isco, tendo todas elas sido prontamente "desactivadas" e os seus incautos moradores postos de novo em liberdade.

Cartografia em 1:25.000 e em Ortofotomapa.

O povoado e a sepultura vistos de Sudeste.

A sepultura

O menir do Moinho do Cavaterra. Dista cerca de 1 km do povoado referido e foi erguido recentemente pelo proprietário do terreno (ver: Gema Blog: "New Menir Around Évora").

A ribeira de Valverde e paisagem envolvente.

Armadilhas destinadas a apanhar pequenos carnívoros. Podem ser encontradas, ao longo das margens da ribeira de Valverde, em quantidades alarmantes.

Um dos "moradores" incautos e a sua respectiva libertação.

No comments: